quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Unidade da Igreja

Na sexta-feira passada quase que se fechou um ciclo de apresentações do livro do Papa Bento XVI 'Jesus de Nazaré' no nosso país.
Este livro, que passou tranquilamente na comunicação social com comentários simpáticos por parte da comunidade judaica, tem sido um sucesso editorial que ultrapassa, em muito, a publicação 'Luz do Mundo' que tanto furor fez na comunicação social. O que tem graça é que a 'Luz do Mundo' trata de temas da actualidade e todos compreendemos os assuntos abordados enquanto que 'Jesus de Nazaré' precisa que o leitor tenha alguns conhecimentos de catequese para poder acompanhar o raciocinio do Papa. A parte II do livro 'Jesus de Nazaré' exige uma leitura mais atenta e, no entanto, ultrapassa em muito o interesse do público e dos leitores.

A Principia, por sugestão do Santo Padre, propôs que cada bispo na sua diocese apresentasse o livro e o resultado foi impressionante. Das 21 dioceses portuguesas 17 mostraram o seu interesse que resultou em 14 apresentações efectivas e três que, por motivos vários, não aconteceram.
13 destas apresentações aconteceram em quatro semanas, impressionante... Os senhores bispos alteraram as suas agendas, juntaram entidades e apresentaram á sua diocese uma interpretação/ resumo com pistas de leitura que faz com que a interpretação do Papa Bento XVI da figura de Jesus chegue mais perto dos leitores interessados.

A unidade á Igreja e ao seu pastor demonstrada pela maioria dos bispos portugueses foi aclamada pelo Papa em audiência privada com os editores das várias línguas deste livro. O Santo Padre pediu especificamente que se agradecesse a cada um dos bispos por cada uma das apresentações. Falta ainda a apresentação em Angra do Heroísmo no dia 6 de Maio para que se complete o ciclo de apresentações. Esta adesão à proposta do Papa Bento XVI aos seus bispos é um exemplo da unidade da Igreja entre si e com o seu Pastor.    
    

Sem comentários:

Enviar um comentário